Untitled Document
Maria Amélia - Unidades
Maria Amélia - Dicas e Informativos
Untitled Document
Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no Inverno
Quem sofre de fibromialgia, dor musculoesquelética, já está habituado a responder à pergunta: "Onde dói?". Assim como os médicos já sabem a resposta: "Dói tudo, doutor!". Com a chegada da estação mais fria do ano, as dores, em geral nos tendões e articulações, podem ficar mais acentuadas. Por isso, a prática de atividade física é recomendada para evitar as dores.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), a fibromialgia é uma dor muscular crônica que pode atingir diversas partes do corpo. Trata-se de uma patologia que aumenta a sensibilidade dos nervos, levando ao cérebro mais informação de dor do que o normal. A combinação entre a umidade e o frio, de acordo com a fisioterapeuta Mariana Schamas, pode piorar as dores pelo corpo devido aos ajustes fisiológicos que deixam o corpo mais sensível.

Não há uma causa específica para a doença, no entanto, pessoas ansiosas, assim como estresse e desequilíbrios hormonais, podem ser fatores de risco. No Brasil, ela está presente em cerca de 3% da população e acomete mais mulheres do que homens e costuma aparecer entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Segundo Mariana, além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

— É importante que a atividade seja feita com orientação de um profissional que conheça a doença e saiba como prevenir lesões.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país. Embora ainda não tenha a cura para a fibromialgia, há muitas maneiras de atenuar seus efeitos. Especialistas ressaltam que para isso é necessário que medicina e paciente trabalhem juntos no combate da dor. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico. Para combater os sintomas, o paciente pode tomar medicamentos prescritos pelo profissional da saúde, como analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e antidepressivos.

Análise — O trabalho foi feito a partir dos dados de 84.803 crianças acompanhadas desde o nascimento até os sete anos. Nesse período, os pesquisadores identificaram sintomas de TDAH em cerca de 2.000 crianças.

A menor prevalência de TDAH foi observada entre crianças cujos pais não eram fumantes (1,8%). Já a maior taxa ocorreu quando tanto o pai quanto a mãe fumavam (4,2%). Além disso, o risco de a criança ter o transtorno foi de 3,4% nos casos em que a mãe fumou durante a gravidez e de 3,8% quando a mãe fez reposição de nicotina na gestação. 

Como o número de mulheres que fizeram reposição de nicotina enquanto estavam grávidas foi pequeno, os pesquisadores consideram que mais pesquisas devem ser feitas para comprovar a relação entre o método e o risco de TDAH no bebê.

Fonte: clirbs

Untitled Document
 Envie-nos suas Dúvidas, Sugestões e Comentários
Maria Amélia - Spacer
 
Enviar:
Nome:
E-mail:
Telefone:
-
Cidade:
Texto:
Verificação de Imagem
Digite as quatro letras ou dígitos que aparecem na imagem.
XF65
 
Não há comentários.

Maria Amélia
Untitled Document
 
Maria Amélia - Dicas e Informativos
Maria Amélia - Spacer
Maria Amélia - Seta Azul Como manter a pele hidratada no inverno
 
O inverno está cada vez mais próximo. Oficialmente, faltam 4 dias para a estação mais
Maria Amélia - Spacer
Maria Amélia - Seta Azul Conheça os dez erros mais comuns na hora de cuidar da beleza
 
O mercado da estética oferece cada vez mais opções para quem quer cuidar da beleza. E
Maria Amélia - Spacer
Maria Amélia - Seta Azul Veja dicas de cuidados com a pele antes e após a depilação
 
O mercado brasileiro hoje conta com uma gama de métodos para a extração dos pelos, co
Maria Amélia - Spacer
Maria Amélia - Seta Azul Cuidando da pele
 
A indústria dos cosméticos surge com um novo produto todos os dias. E você fica esper
Maria Amélia - Spacer
Maria Amélia - Seta Azul Lipocavitação: uma alternativa indolor e eficaz lipoaspiraçã
 
Cavitação ou lipocavitação é uma técnica alternativa à lipoaspiração que não necessit
Maria Amélia - Spacer
Untitled Document
Menu
Empresa Trabalhe Conosco Mapa do Site
Cursos Nossos Parceiros    
Clínica Conheça a Maria Amélia    
Calendário de Cursos Contato    
Seja nosso parceiro Onde Estamos    
Receba nosso News
Nome:
E-mail:
Cidade:
XF65
Untitled Document