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Evite o tchauzinho Maria Mole

Ter 20 anos ou na casa dos 40, não faz a menor diferença. O músculo Tríceps Braquial, popularmente conhecido como o músculo do tchauzinho, pode começar a "despencar".

Entre os motivos da flacidez, a alimentação irregular e a genética estão associadas. Para combater esse tchauzinho Maria Mole, alguns exercícios são indicados e devem ser incorporados ao treino feminino nas academias.

Atividades localizadas na região do tríceps com contração isotônica (flexionando e relaxando a musculatura), além da isométrica, contração mantendo parado o braço por alguns segundos são algumas dicas do professor de educação física e instrutor de musculação Fábio Dias Furtado, da Triathon Academia. “Se combinarmos os dois métodos, a eficiência de trabalho é ainda maior. O músculo do tchauzinho tem que ser trabalhado pelo menos três vezes na semana para manter uma tonicidade razoável”, enfatiza.

Àquelas que não freqüentam academia, Furtado ensina alguns exercícios para fazer em casa:

- Testa: deitada de barriga para cima, com dois pesos de 1kg cada em cada mão (que podem substituídos por 2 sacos de açúcar, respectivamente), realizar movimento de alavanca em direção aos antebraços, trazendo o peso em direção à testa;

- Kick Back: com dois pesos de 1kg em cada mão, inclinar o tronco para frente, movimentando os pesos para cima;

- Banco: com auxílio de um banco, realizar movimentos de alavanca com os antebraços, com os cotovelos em 90 graus e os pés apoiados no solo;

- Francês: segurando um peso com as duas mãos, sentar com as costas apoiadas na parede e realizar movimentos de sobe e desce com os cotovelos alinhados ao tronco; Importante: As séries podem variar de 10 a 15 repetições.

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